Câmara em Foco
Sessão de homenagem ao centenário do poeta Camilo

A
Câmara realizou, na noite desta terça-feira (25), audiência pública em
celebração ao centenário do poeta e escritor Camillo de Jesus Lima, que
nasceu em 1902, no município de Caetité. Aos 20 anos mudou-se para
Vitória da Conquista, cidade em que atuou como jornalista, professor e
político. Lima faleceu em três de março de 1975, na cidade de
Itapetinga, em decorrência de um acidente. O poeta deixou uma rica obra
literária, que se tornou referência para a região.
A audiência em homenagem ao centenário foi uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador
Fernando Vasconcelos (PT),
segundo quem o Legislativo sente-se honrado em homenagear o escritor e
poeta Camillo de Jesus Lima. “Sem dúvida, a celebração deste centenário
de um dos mais importantes poetas do século 20 vai ficar marcada na
história desta Casa”, declarou.

Luiz
Carlos de Jesus Lima, filho do homenageado, afirmou que seu pai é
conhecido por ser “o poeta da liberdade”. Para Luiz Carlos, Camillo
tinha como traço marcante a simplicidade. “Ele viveu e escreveu sempre
defendendo os oprimidos. Sua arma era a caneta”, declarou, agradecendo a
homenagem que a Câmara prestou ao mais ilustre poeta da região.

A
escritora e advogada Poliana Policarpo fez um breve resgate histórico
da vida de Camillo de Jesus Lima, enfatizando traços como humildade e
dedicação a causas sociais. Para a escritora, o poeta conseguiu unir a
política com a sensibilidade poética. “Era um homem culto e, apesar de
não ter cursado uma faculdade, foi um intelectual de sua época”,
afirmou.

O
historiador e advogado Rui Medeiros destacou a importância da
preservação histórica da memória de Camillo de Jesus Lima. “Foi um
escritor que se preocupava com questões globais, pensando de forma
crítica o mundo de sua época, o que refletia em sua prosa e poesia”,
disse.

A
professora e escritora Maria das Graças Silveira afirmou que a
audiência foi uma cerimônia que proporcionou reviver a importância da
obra de Camillo de Jesus Lima. “Ele era apaixonado pela educação,
dedicando boa parte de sua vida ao ensino”, disse, apontando para a
educação como instrumento libertador.

Para
o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, a
iniciativa em celebrar o centenário de Camillo de Jesus Lima foi um
passo importante no resgate e divulgação da obra do poeta e escritor. “É
preciso que as novas gerações conheçam a obra de Camillo, aprendendo a
apreciar esta personalidade tão importante para Conquista”, salientou.
Também participaram da audiência: Edgar Larry, professor, Esequias Araújo Lima, além de alunos do Centro Integrado
de Educação Navarro de Brito, entre outros representantes da sociedade.