AS POLÊMICAS DO FUTEBOL... 
Ubaldino Figueiredo    
Em varias ocasiões e situações, dentro do mundo dos esportes, surgem polêmicas envolvendo atletas, treinadores, dirigentes, mas no futebol, estas são constantes. Tivemos no início do ano a conturbada saída de Ronaldinho Gaucho, do Flamengo para o Atlético – MG, quando todos esperavam que o atleta fosse para o Grêmio – RS,porem nem sempre, no mundo do futebol, o que parece obvio acontece e, sim o inesperado. Por coincidência, em jogo adiado, hoje Ronaldinho Gaucho enfrenta seu ex-clube, prato feito para a torcida rubro negra que não perdoa o jogador. Outro caso que merece explicação foi o que envolveu novamente Adriano, com sua saída do Corinthians para o Flamengo, depois de seis meses em tratamento, para retornar aos gramados, o que não aconteceu, nem em um, nem no outro. Outra novela que ainda se arrasta é a volta de Jobson que abandonou o Barueri e, continua tentando reatar com o Botafogo, inclusive, anunciou seu retorno ao clube, nessa segunda feira, mas o atleta não compareceu, alegando ter perdido o avião que o levaria ao Rio de Janeiro, ficando quarta feira, sua apresentação, em mais uma tentativa de reaver seu futebol que tanto encantou os torcedores do Bahia. A bola da vez é a conturbada transferência de PAULO HENRIQUE GANSO, do Santos para o São Paulo. Jogador formado nas divisões de base do time Santista, companheiro de Neymar, que em 2008, encantaram os torcedores brasileiros com a promessa de que teríamos outra dupla famosa na Vila, como Pelé e Coutinho. O tempo passou, as conquistas foram acontecendo, o time crescendo e encantando, mas em 2010, para tristeza de muitos e do próprio jogador, uma lesão no joelho, o afastou dos gramados, por seis meses, tempo suficiente para o declínio técnico do jogador, no entanto, em 2011, com a conquista da Libertadores, pelo time santista, os elogios e convocações para a seleção surgiram, e o jogador voltou a despertar o interesse de Clubes europeus, mas as negociações não foram concretizadas. Para desespero da torcida santista, após a derrota do time peixeiro, para o Bahia, por 3 a 1, no dia 29 de agosto, o jogador passou a ser acusado de estar fazendo corpo mole, atirando moedas no jogador,   acusando-o de mercenário. A partir daí creio que tenha desencadeado o desejo do atleta em deixar o clube, com o qual tinha contrato até 2015. O mundo do futebol é um labirinto, quem tenta entrar corre o risco de se perder.